Aspiração de secreções aliada a exercícios

A aspiração de secreções é uma técnica fundamental em Aeroterapia para quem não consegue desobstruir as vias aéreas de forma autónoma e pode ser aplicada em todas as faixas etárias. No entanto, para assegurar inteiramente a limpeza destas vias, o melhor é aliar a aspiração de secreções a alguns exercícios de respiração, que podem ser perfeitamente executados em casa. 

Saiba mais sobre aspiração de secreções através da Dimor

Quais os exercícios respiratórios que devem ser conjugados com uma aspiração de secreções?

aspiração de secreçõesBastante úteis sobretudo na população mais idosa, os exercícios respiratórios não só conseguem eliminar as secreções existentes, mas também contribuem para uma melhoria da entrada de ar nos pulmões e ainda para a prevenção do aparecimento de patologias graves, nomeadamente a pneumonia. As actividades são especialmente importantes para os idosos asmáticos.

No entanto, de forma geral, os especialistas aconselham a conjugação da aspiração de secreções a exercícios que se centrem na respiração diafragmática, com foco na região baixa do diafragma para compensar o facto de nem sempre enchermos e esvaziarmos os pulmões o quanto deveríamos, no nosso dia-a-dia.

Como é óbvio, os exercícios físicos devem adaptar-se ao estado de saúde de cada paciente. Daí que haja actividades tanto para os idosos que se encontram deitados, como para aqueles que se podem sentar ou até se colocar em pé.

Uns dos principais exercícios é ajudar o idoso a se sentar e pedir-lhe para colocar as mãos sobre a barriga, puxar o ar pelo nariz e, de seguida, soltá-lo pela boca, de forma prolongada e lenta. Dessa maneira, o paciente consegue perceber que a mão se movimenta para cima, quando o pulmão enche, e para baixo, quando se expira.

 

Peça mais informações sobre Aeroterapia com a Dimor

 

Por que a população sénior deve aprender a respirar correctamente?

Por outro lado, é importante que o paciente puxe pelo nariz e, ao mesmo tempo, levante os braços estendidos. O próximo passo é soltar o ar pela boca, enquanto se baixa os braços.

Na fisioterapia, os pacientes também podem aprender outras actividades respiratórias, a realizar em solo ou no meio aquático, recorrendo ainda a alguns instrumentos, como halteres, arcos, bastões e bolas.

No decorrer de qualquer um destes exercícios, é melhor que a pessoa cuidada ingira água para que se facilite a saída das secreções. A não esquecer a importância de observar o aspecto destas substâncias: os pacientes com secreções amarelas, verdes ou até com sangue exigem cuidados especiais.

Ensinar a respirar não é só relevante para a libertação das secreções e para a melhoria da respiração, mas também é um meio de devolver a auto-confiança e a independência aos idosos – sobretudo quando estes sofrem de asma -, que têm receio de desenvolver uma crise de falta de ar fora das quatro paredes da sua casa.

 

Realize uma correcta aspiração de secreções através dos aparelhos disponibilizados pela empresa Dimor

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos