Aspirador de secreções portátil tem contraindicações

Apesar de ter tanta importância para a desobstrução das vias aéreas, o aspirador de secreções portátil - uma das principais ferramentas em Aeroterapia - inclui uma série de contraindicações, devido aos riscos que se encontram associados a essa acção médica. Aliás, é por esse motivo que se torna tão importante que o aspirador de secreções portátil seja introduzido por profissionais experientes e especializados. 

Saiba mais sobre Aeroterapia com a Dimor

Aspirador de secreções portátil conta com muitas contraindicações, devido aos seus riscos

aspirador de secreções portátilA maioria das contraindicações da utilização de um aspirador de secreções portátil é relativa e corresponde ao perigo de o paciente apresentar alguma reacção adversa a este tratamento ou até mesmo sofrer uma pioria na sua condição física. Afinal de contas, o aspirador de secreções portátil é a principal porta de entrada das bactérias para o sistema respiratório.

Por outro lado, o procedimento ainda contribui para um aumento da pressão intracraniana, devido à subida da pressão intratorácica, através da tosse, o que acaba por diminuir o retorno venoso central. Perante isto, estão reunidas as condições para o desenvolvimento das mais diversas consequências – daí que seja tão importante ter em conta as contraindicações.

A hipoxia é uma das complicações mais frequentes. Trata-se de uma baixa concentração de oxigénio presente nos tecidos dos órgãos.

Mas há muitos mais riscos: desde traumatismos de mucosa traqueal ou brônquica à hipertensão, passando pelo broncoespasmo, um fenómeno que causa dificuldades para respirar.

Peça mais informações sobre aspirador de secreções portátil, recorrendo à equipa da Dimor

 

Hipotensão, hemorragia e arritmias são algumas das complicações associadas a um aspirador de secreções portátil

Paradas respiratórias e cardíacas, sangramento pulmonar, hemorragia nasal, arritmias cardíacas, traumatismos de face e hipotensão são outras complicações que estão associadas à introdução de um aspirador de secreções portátil.

Sendo assim, para uma lista de riscos tão extensa corresponde uma enumeração igualmente longa de contraindicações. Destaquemos, por exemplo, que a aspiração de secreções é completamente proibida, após a ingestão de substâncias corrosivas, como uma soda cáustica. 

A aplicação deste procedimento também não é muito aconselhável para as crianças que têm menos de um ano de idade e ainda para aqueles pacientes que se encontram ou em estado grave ou em modo inconsciente. A apontar igualmente que as pessoas que sofrem de convulsões ou as grávidas que se encontram no último trimestre de gestação também não podem recorrer a uma aspiração de secreções. 

 

Escolha o aspirador de secreções portátil perfeito através da empresa Dimor

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos