Aspiradores de secreções: saiba qual a sua importância!

Os aspiradores de secreções fazem parte da rotina diária de muitos portugueses, que tendem a constipar-se mais facilmente e, com isso, surge o tão desconfortável nariz entupido. E se para um adulto a dificuldade em respirar pelo nariz é um incómodo, para uma criança é um verdadeiro dilema, pois os bebés tendem a respirar pelo nariz.

Os aspiradores de secreções podem ser utilizados tanto em adultos como em crianças, pois são grandes aliados no descongestionamento nasal. Existem medicamentos que ajudam a desobstruir as vias respiratórias, no entanto, estes são demasiado agressivos para os mais novos.

Quais os benefícios do aspirador de secreções?

Algumas patologias provocam a retenção de secreções e mucosidades nas vias respiratórias, já que os doentes não conseguem Aspirador de Secrecao Aspiramax com Carregador e Bateria 12v NSeliminá-las de forma ativa através da tosse e da expetoração, devem ser eliminadas de forma artificial mediante sistemas de aspiração de secreções.

Assim consegue-se manter a permeabilidade das vias respiratórias para favorecer a respiração e evitar doenças causadas pela acumulação de mucosidades.

A utilização em casa deste aparelho permite muitas vezes evitar internamentos hospitalares, o que contribui para uma melhoria significativa da qualidade de vida do doente.

Diversos tipos de doentes respiratórios e otorrinolaringológicos podem beneficiar-se da aspiração:

· Doentes traqueostomizados

· Doentes neurológicos

· Doentes com transtornos neuromusculares

· Doentes que necessitam de uma hidratação específica

· Doentes incapacitados ou inconscientes

· Doentes com patologias otorrinolaringológicas

· Doentes com secreções especialmente abundantes e espessas; por exemplo, no caso de edema pulmonar ou fibrose quística

Problemas respiratórios tornam-se desconfortáveis para as crianças

A nossa árvore respiratória, como o seu nome indica, é formada por uma série de ramos, começando pelo mais grosso, a traqueia, passando aos de tamanho intermédio, os brônquios até aos mais fininhos, os bronquíolos, que por sua vez dão origem às folhas, os alvéolos.

As doenças respiratórias não são todas iguais. Existem diversas doenças que podem afetar o sistema respiratório da criança e que têm diferentes tipos de gravidade. A mais frequente e mais inocente é o resfriado ou constipação simples. A criança tem o nariz entupido, com mais ou menos secreções e pode mesmo ter uma pontinha de febre, no início. Se for uma criança mais pequena, com menos de seis meses, pode ficar muito incomodada, pois nessa idade a criança tem dificuldade em respirar pela boca e respira principalmente pelo nariz, ao contrário das crianças mais velhas. A situação dura habitualmente alguns dias, regra geral menos de uma semana, e tudo o que os pais podem fazer é lidar com a situação com tranquilidade e ao mesmo tempo colocar em prática algumas medidas simples. Noutros casos a infeção pode progredir ao longo das vias respiratórias podendo atingir a laringe (laringite), os brônquios (bronquite), bronquíolos (bronquiolite) ou mesmo os pulmões (pneumonia).

Como muitas destas infeções respiratórias são causadas por vírus é frequente ver os pais ficarem desconfiados dos médicos quando estes lhes dizem que o seu filho, que desde há 3 dias tem uma febre baixa, secreções no nariz e recusa alimentar-se, tem apenas uma virose.

A Dimor tem o aspirador de secreções que tanto procura para o ajudar a respirar melhor.

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos