Autoclave de bancada: a melhor opção para a sua saúde!

Quando falamos em atividades médicas e saúde, não há tempo para falhas, como tal manter os utensílios e materiais devidamente desinfetados e esterilizados é uma premissa que não pode ser contrariada. A autoclave de bancada é um equipamento bastante utilizado em postos de saúde, ambulatórios e laboratórios que permite fazer a correta esterilização e secagem de vários materiais.

Características destes equipamentos: saiba quais!

A autoclave consiste num aparelho que funciona sob pressão, de forma a esterilizar utensílios domésticos, de beleza e hospitalares1 através do calor húmido ou reagentes químicos.

Estes aparelhos são compostos por uma câmara interna, tampa, reservatório de água e bandeja em aço inoxidável, protegendo-se de situações de calcário e ferrugem. A autoclave de bancada possui também abastecimento de água automático, com um controlador microprocessado com 10 ciclos totalmente configuráveis, protegidos por senhas. Assim possibilita a programação da temperatura de trabalho que pode chegar até aos 134ºC, assim como a programação do tempo de esterilização e secagem.

Além de todas estas especificações, a autoclave de bancada possibilita também a eliminação do ar interno de forma automática. Conta com um amplo display gráfico que permite visualizar os parâmetros do processo e manómetro independente para a leitura de pressão. É fácil de instalar, não sendo necessária qualquer instalação hidráulica. A capacidade depende do pretendido, há para 25, 42 e 60 litros, entre outros.

Há dois tipos de esterilização, as que funcionam a calor seco e a calor húmido:

No calor seco, a esterilização é feita em estufas elétricas equipadas com resistências e termostato. Aqui a circulação do ar quente e o aquecimento dos materiais é lento e inconstante, mesmo com a ajuda de ventilação. Para atingir os parâmetros de esterilização é necessário um longo período de exposição, além de a temperatura ter que ser mais elevada, comparativamente ao calor húmido.

Neste último caso, no calor húmido, o processo de esterilização dá-se com o vapor saturado sob pressão, é considerado o mais seguro, rápido, eficiente e económico, para instrumentos termorresistentes.

Para que serve e como funciona?

Utilizar uma autoclave de bancada é fundamental para garantir a esterilização de instrumentos profissionais, isto significa que respeita não só a sua saúde, como a saúde dos seus clientes. Quer seja manicura, médico, enfermeiro, ou dentista, em algum momento terá que desinfetar e esterilizar os mais variados utensílios de trabalho, pois caso algum paciente ou cliente seja contaminado por fruto da irresponsabilidade de falta de esterilização de qualquer instrumento, será um grave problema para ambas as partes, quer ao nível da saúde, quer jurídico.

Portanto é fundamental utilizar um equipamento de qualidade, que garanta uma esterilização efetiva, eliminados todos os riscos de contágio. A Dimor disponibiliza uma vasta gama de produtos como autoclaves, especializados para tipos de atividades específicos. Portanto depois de estar informado sobre as normas e regras para a instalação deste tipo de equipamento no seu local de trabalho, escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Conheça os produtos da Dimor e saiba qual a autoclave de bancada mais indicada para o seu negócio.

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos