Como aplicar aspiradores de secreções em crianças

Como é tão difícil limpar os narizes dos bebés, a aplicação dos aspiradores de secreções, um dos principais instrumentos utilizados em Aeroterapia, ganha uma especial relevância nestas faixas etárias. Para que estas ferramentas consigam mesmo desobstruir as vias aéreas dos mais pequenos, torna-se fundamental seguir uma série de etapas, sempre com o máximo cuidado, devido às estruturas frágeis das crianças. A lembrar que, quando são mal utilizados, os aspiradores de secreções até podem magoar a mucosa nasal. 

 

Saiba mais sobre aspiradores de secreções, através da Dimor

Como é que se deve utilizar os aspiradores de secreções nasais em bebés?

aspiradores de secreções Os cuidados iniciam-se mesmo antes de se introduzir os aspiradores de secreções. Afinal de contas, é aconselhável colocar um pouco de soro fisiológico e, mesmo antes de inserir na narina, apertar correctamente os aparelhos para que haja a expulsão de todo o ar, o que acaba por criar um vácuo. Enquanto continua a segurar os aspiradores de secreções, deve, com toda a atenção, colocar apenas a pontinha no interior de uma das narinas da criança. 

O próximo passo é desapertar os aparelhos para que se realize a sucção das secreções. De seguida, retira-se os aspiradores de secreções das narinas e aperta-se bem contra um lenço de papel. Finalmente, tem de se limpar tudo e repetir o mesmo processo na outra narina.

Em certos casos, o bebé pode continuar congestionado após dez minutos e torna-se necessário voltar a aplicar umas gotinhas de soro fisiológico e aspirar novamente cada uma das narinas. Para evitar um dos riscos mais associados aos aspiradores de secreções – a irritação da mucosa nasal -, não se deve fazer mais do que duas ou três sucções por dia. 

Peça mais informações sobre Aeroterapia com a Dimor

 

A higienização dos aspiradores é bastante importante

Porém, há outros perigos que devem ser evitados. Um deles é a inflamação e sangramento do tecido do nariz, o que pode surgir quando os aspiradores de secreções não são utilizados de forma suave.

De resto, por vezes, o bebé pode oferecer muita resistência. Nessas situações, o melhor é fazer um intervalo e apenas tentar um pouco mais tarde. A acrescentar que é possível recorrer à ajuda de outro adulto para segurar o rosto da criança, uma vez que a aplicação deste aparelho exige ambas as mãos. 

De todos os passos referidos, a higienização dos aspiradores de secreções é um dos mais importantes. Eis as etapas desta fase:

. Passar os aspiradores por água morna com sabão

. Espremer a ponta na água com sabão para que haja uma limpeza por dentro

. Mal a água entre, deve-se mexer bastante para remover as substâncias das paredes internas

. Espremer muito bem para que saia tudo

. Deixar a água – sem sabão – entrar algumas vezes para retirar toda a espuma

. Na secagem, o melhor é apoiar os aspiradores de secreções com a ponta para baixo, num copo de vidro

 

Siga mais um conselho: conheça os aspiradores de secreções da empresa Dimor

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos