Máquina de nebulização ajudam-no a respirar melhor!

Na estação fria, as crianças contraem leves infeções das vias respiratórias. Para eliminar as secreções catarrais pode recorrer-se à terapia por inalação de aerossóis, através de uma máquina de nebulização.

Porque deve adquirir uma máquina de nebulização?

Os aerossóis permitem o uso de fármacos que agem diretamente na zona atingida pela inflamação, evitando contemporaneamente040334 todos os incómodos efeitos colaterais de cada fármaco. Para serem verdadeiramente úteis e eficazes devem também ser feitos de forma correta e com o uso de máquina de nebulização.

As máquinas nebulização chamam-se nebulizadores e estão disponíveis em duas versões, igualmente eficazes, mas com características ligeiramente diferentes:

  • Os nebulizadores pneumáticos usam um jacto de ar gerado por um compressor interno. São económicos e resistentes, mas muito barulhentos e assustam normalmente as crianças mais pequenas. Têm também a desvantagem de um tempo de libertação da solução particularmente longo.
  • Os nebulizadores por ultrassons têm um custo inicial mais elevado em relação aos precedentes mas muitos aspetos positivos: maior rapidez de nebulização do fármaco, uma melhor ejeção do fármaco, com tempo de administração muito mais restrito, para além do facto de serem tão silenciosos que permite ser usados durante o sono.

É importante controlar que a criança inale corretamente a substância pela boca para evitar que o filtro nasal, retendo grande parte das partículas inaladas, as impeça de chegar de modo homogéneo a todas as vias aéreas até aos brônquios.

Se pretende adquirir um aparelho de aerossóis, verifique as seguintes características:

  1. Estrutura geral e ampola em material garantido inalterável;
  2. Fluxo de ar superior a 6 litros por minuto;
  3. Tempo de libertação do fármaco inferior a 5-10 minutos para uma dose de 3 ml;
  4. Produção de partículas homogéneas do fármaco;
  5. Potência não inferior a uma atmosfera.

Já conhece a aerossolterapia?

A aerossolterapia foi utilizada no tratamento das doenças respiratórias há mais de 4 mil anos, com a inalação da fumaça da combustão de raízes e folhas de plantas. Nessa época, não havia comprovação científica da sua utilidade. Apenas nos últimos 40-50 anos se desenvolve como forma de tratamento médico.

A aerossolterapia é uma forma de administrar um medicamento por via respiratória, ou também chamada via inalatória. Esta técnica tem como base um aerossol que se forma através da nebulização de medicamentos líquidos. Por isso, "nebulizar" quer dizer transformar um líquido em aerossol, e aerossolterapia significa o mesmo que utilizar um nebulizador.

Existem hoje diversos equipamentos e nebulizadores portáteis, e por isso fáceis de transportar. Estes aparelhos são constituídos por uma câmara ou espaço onde se coloca o líquido que se vai nebulizar, uma outra câmara onde se vai formar o aerossol e uma fonte de energia que coloca o equipamento a funcionar. As máquinas de nebulização apresentam diferenças entre si, no tamanho de aerossóis ou nas partículas que são capazes de produzir, e na velocidade com que os medicamentos vão ser nebulizados.

A via inalatória tem várias vantagens: o medicamento entra diretamente nas zonas do aparelho respiratório que necessitam da sua ação, conseguindo-se um efeito rápido, com baixas doses do medicamento - a chamada dose pulmonar -, e portanto sem efeitos consideráveis em outros pontos do nosso organismo. A nebulização pode fazer-se por máscara adaptada à face, que pode levar a irritação dos olhos e humedecimento da face, ou por uma boquilha que se introduz diretamente na boca, esta mais recomendada no doente adulto já que este tem maior facilidade em controlar o ritmo da sua respiração.

Sabe onde encontrar uma máquina de nebulização? Na Dimor, claro!

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos