Preço de autoclave: custos da esterilização compensam

Durante muito tempo, a hipótese de infecção através de equipamentos hospitalares foi afastada. No entanto, actualmente, essa possibilidade tem interessado imenso a comunidade médica e uma boa parte dos espaços de saúde acarreta os custos de esterilização, incluindo o preço de autoclave, para que se minimize quaisquer riscos de infecção.

Saiba mais sobre preço de autoclave através da Dimor

Esterilização implica alguns custos, como o preço de autoclave

preço de autoclaveEis algumas dúvidas que marcam o espírito de bastantes profissionais de saúde: os materiais dos hospitais têm alguma relação com o aparecimento e desenvolvimento de infecções? Aliás, existem provas concretas da existência dessa ligação? A partir das respostas a estas perguntas, determina-se se se justificam os custos em esterilização, como o preço de autoclave.

A verdade é que, durante muito tempo, nunca se associou o risco de infecção aos equipamentos. No entanto, quando a comunidade médica se apercebeu desta relação, optou por ser mais cuidadosa com a simples lavagem do material, em vez de optar pela esterilização. É que, à primeira análise, há um conjunto de desvantagens associado a este processo. Afinal de contas, a esterilização caracteriza-se pela sua dificuldade e pelas despesas que origina.

Sendo assim, embora alguns equipamentos possam ser esterilizados facilmente, outros materiais um pouco mais volumosos exigem um maior número de cuidados, o que, sem dúvida, acaba por dificultar este processo.

Quanto aos custos, para além do preço de autoclave, a administração de um espaço de saúde tem de contar com dinheiro extra para ainda disponibilizar uma área com condições especiais para armazenar cada um dos equipamentos de esterilização. 

Peça mais informações sobre esterilização com a Dimor

 

Vantagens da esterilização ultrapassam as suas exigências

Todo o trabalho que uma esterilização acarreta e os seus respectivos custos são mínimos, perante a possibilidade de eliminação de riscos de infecção quando se remove as componentes microbiológicas que se encontram nos materiais hospitalares.

Desta maneira, as exigências de uma esterilização – quer em termos de custos, quer em termos de tempo – são justificadas plenamente pelas vantagens da sua aplicação. Afinal de contas, nunca se deve confundir este processo com o simples acto de limpar um determinado material.

Por exemplo, se uma tesoura utilizada numa intervenção cirúrgica for lavada, este equipamento somente estará limpo. Neste caso, a esterilização torna-se fundamental, visto que a exposição a temperaturas elevadas – proporcionada através de autoclavagem – acaba por eliminar agentes de infecção. Bactérias, vírus e fungos são apenas alguns dos exemplos.

Como é óbvio, para evitar outras desvantagens associadas à esterilização – como a danificação dos materiais -, este processo apenas pode ser realizado por profissionais experientes e especializados que conheçam perfeitamente as normas a ter em conta antes, durante e depois da esterilização.

Encontre um preço de autoclave acessível através da empresa Dimor

 

Contacte-nos


Imprimir

 

Dimor
Parque Industrial da Junqueira
Rua Entre os Muros, 54 – Armazéns BP/BQ/BR
 
2660-395 S. Julião do Tojal
t: +351 218 166 643
f:+351 218 145 871
e: dimor@dimor.pt

Siga-nos